Processo de extração de álcool (a partir de variadas frutas, vinhos, cereais e plantas), de óleos essenciais ou hidrolatos , baseado na separação dos componentes líquidos de uma solução que possuem diferentes pontos de ebulição .
Existem 4 modalidades diferentes de destilação:
*Simples: Processo de destilação que consiste na evaporação de um líquido, seguido da condensação do vapor e posterior recolha do líquido resultante (destilado), particularmente aconselhado para separar os componentes de uma mistura com pontos de ebulição relativamente distantes. Este é o processo empregue pelos alambiques tradicionais.
*Vapor: Processo de destilação processado somente através de vapor e não de vapor e água, particularmente recomendado para a extração de óleos essenciais e águas florais . Este é o processo empregue pelos alambiques de coluna rotativa .
*Fracionada: Processo de destilação de álcool que produz um forte destilado alcoólico com um teor equivalente ao resultante de várias destilações, particularmente aconselhado para separar os componentes de uma mistura com pontos de ebulição muito próximos. Este é o método empregue pelos alambiques de coluna fracionada e de refluxo.
*Contínua: Processo de destilação que permite a recolha de destilado de forma ininterrupta.
Pontos de corte
Diferentes partes do destilado que devem ser separadas. Existe, assim, 3 pontos de corte:
*A cabeça (head)
*O corações (
*O rabo (Tail).
As cabeças e rabos correspondem, respetivamente, à primeira e última partes do destilado, e devem ser descartados, pois não são próprios para consumo humano.
O coração correspondem à parte do destilado própria para consumo.
Para determinar os precisos pontos de corte do destilado devem ser respeitadas todas as normas básicas da destilação e utilizado um alcoómetro .